Com um grande número de desempregados diante de poucas vagas que, atualmente, o mercado oferece, qualquer detalhe, por ínfimo que pareça, pode ser a diferença entre estar ou não empregado.
Considerando que o candidato possui as qualificações para concorrer a uma determinada vaga, cabe a ele enfrentar um outro grande problema nessa hora: a timidez. Essa mesma timidez que o impede de mostrar naturalmente num diálogo franco e aberto, as suas reais qualificações e o seu potencial.
Não raro, ocupam as posições pessoas com menor qualificação, mas que souberam se dominar, falar com naturalidade, sem tropeçar em nada, nem nas palavras e nem em alguma mesa ou cadeira.
Algumas dicas para quem está nesse momento à procura de uma colocação profissional e está passando ou vai passar por processos seletivos através de entrevistas:
Antes da Entrevista
- Procure preparar, de forma organizada, a argumentação sobre seu trabalho, suas experiências anteriores, um pouco de seu histórico pessoal. É comum conhecermos pessoas com muitas habilidades, notadamente técnicas, mas na hora de falar sobre elas, não conseguem ou falam de maneira desordenada.
- A autossugestão positiva é metade do caminho para os vitoriosos. Acredite em você, no seu potencial; Acredite que a empresa que está admitindo, está necessitando de um profissional do seu gabarito, com a experiência e qualidades que você tem.
- Relaxe. Assim, do seu jeito. Procure descansar, dormir bem e estar adequadamente alimentado antes de ir, para estar bem fisicamente.
- A aparência é um item fundamental. Um cabelo com bom corte, roupas limpas, discretas e adequadas, asseio corporal são itens que precisam ser levados em consideração.
Durante a Entrevista
- De nada adianta mascarar aquilo que você não é. Seja você mesmo, afinal, quem o está entrevistando é uma pessoa, um ser humano como você, normalmente sensibilizado com a sua situação. É um profissional que naquele momento está realizando o seu trabalho: escolher o melhor candidato para aquela(s) vaga(s).
- Olhe nos olhos, procure manter uma postura discreta, fale claro, com voz firme, evite segurar as mãos, sorria, porém sem exageros.
Depois da Entrevista
- Depois é aguardar, sabendo que você poderá receber um sim ou um não para aquela oportunidade. Se receber sim, parabéns, a vaga é sua. No entanto se não foi o escolhido, anime-se. Arregace as mangas, analise o que fez bem e procure reforçar os pontos fortes. Reconheça seus pontos fracos e procure com determinação corrigi-los e novamente, parta para a ação.
- Lembre-se de que só os fracos desanimam e desistem. Aos fortes cabem as vitórias e conquistas, por mais difíceis que sejam de ser conseguidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário