Ética no trabalho: indo além dos códigos de ética
Ética no trabalho
- Seja honesto em qualquer situação.
- Nunca faça algo que você não possa assumir em público.
- Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente
absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é
preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação
sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.
- Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.
- Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo
trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da
idéia e você ficará com fama de mau-caráter.
- Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será
considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de
negócio.
- Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado
pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em
particular, cara a cara.
- Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa,
nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também
devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza
com um bilhete.
- Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando
por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com
atenção.
- Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.
- Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.
- O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm
normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes.
Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.
- A relação de trabalho é mediada pela hierarquia. O subordinado
amigo deve ao chefe a mesma deferência que os demais – e o chefe amigo
precisa ser extremamente cuidadoso para não beneficiar o subordinado que
lhe é próximo.
- Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque
cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente.
Isso minimiza os atritos e evita que os outros reparem a
incompatibilidade e façam fofocas.
- Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar
atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. E aquele que lhe conta a
última, pode levar, também, um comentário péssimo sobre você.
- Reconheça os erros, mas não exagere no arrependimento nem na
culpa. A fala correta é: “não foi um erro intencional, isso não vai
ocorrer de novo e vou remediar o acontecido”.
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